Uma célula do Excel pode ser protegida travando-se ou ocultando-se a célula.
Travar significa que a célula não poderá ser movida, alterada ou excluída. Ela passa à condição de “somente leitura”.
Ocultar faz desaparecer, da barra de fórmulas, a fórmula ou conteúdo da célula, o que não impede, porém, a alteração.
Para Travar ou Ocultar uma célula, selecione no Menu Formatar – Células ou, clicando no botão da direita do mouse, selecione Formatar Células. Surgirá a janela a seguir onde se escolhe a proteção que se deseja atribuir.
Após Travar ou Ocultar uma/várias célula(s) é necessário que a Planilha seja Protegida. Só então as medidas terão efeito. Para Proteger uma planilha, no Menu Ferramentas selecione Proteger Planilha e, na janela seguinte, selecione Proteger planilha para Conteúdo.
Observe que é possível proteger uma planilha ou toda uma pasta de trabalho. Evidentemente, essas opções podem ser protegidas por senhas. Quando uma planilha passa à situação de Protegida, o sub-menu muda para Desproteger Planilha ou Pasta, conforme o caso.
Para proteger uma Pasta com todas as suas planilhas.
No momento de salvar a Pasta selecione Opções Gerais no botão Ferramentas.
E, a seguir, digite a Senha de proteção ou senha de gravação. É semelhante ao procedimento de colocação de senhas no Word.
Para proteger apenas uma planilha de uma pasta
Clique com o botão da direita do mouse sobre a Planilha que deseja proteger e selecione Proteger planilha. Será apresentada uma janela para colocar uma senha (opcional).
Vídeo